Quando se trata de hormônios, a testosterona é considerada o hormônio do rei. Nos machos, a testosterona é produzida principalmente nos testículos. Nas mulheres, a testosterona é produzida nos ovários, embora em quantidades muito menores. A produção de testosterona no corpo começa a aumentar significativamente no final da adolescência e começa a diminuir após os 30 anos de idade. A testosterona é o principal hormônio sexual, e tem um efeito enorme sobre a massa muscular e densidade óssea, os níveis de gordura corporal, humor e vermelho produção de células sanguíneas.

Baixos níveis de testosterona podem causar uma ampla variedade de sintomas, incluindo ganho de peso, baixo desejo sexual, baixa energia, depressão e baixa auto-estima. Embora os níveis de testosterona diminuam naturalmente com a idade, há várias maneiras de aumentar os níveis de testosterona para manter os níveis ideais desse hormônio crítico.

Sinais e Sintomas de Testosterona Baixa:

(em homens)

  • Pouco interesse por sexo (baixa libido)
  • Incapaz de sustentar ou obter uma ereção
  • Incapaz de construir músculos
  • Depressão
  • Letargia, fraqueza e baixos níveis de energia
  • Incapacidade de se concentrar
  • Baixa motivação
  • Ganho de peso inesperado
  • Perda de cabelo
  • Diminuição da força durante o exercício
  • Sinais de ginecomastia, aumento anormal do tamanho do tecido mamário

(nas mulheres)

  • Fadiga
  • Depressão
  • Declínio muscular e massa óssea
  • Dificuldade de concentração
  • Ganho de peso
  • Relação sexual dolorosa

Se você está tendo pelo menos 3 dos sintomas acima em uma base consistente, ou seja, eles estão presentes diariamente, e você tem experimentado por mais de algumas semanas, vá ao médico para um teste de nível de testosterona no sangue, então adote as seguintes etapas …

Como aumentar seus níveis naturais de testosterona:

Reduza seus níveis de estresse

Na sociedade acelerada e apressada de hoje, reduzir seus níveis de estresse pode ser mais fácil de dizer do que fazer. Nos preocupamos com nossos empregos e filhos e nos preocupamos com as finanças e os relacionamentos. A pesquisa mostrou que estar estressado cronicamente aumenta os níveis de cortisol. O cortisol é um hormônio do estresse que o corpo libera em pequenas quantidades durante o dia em resposta a diferentes estímulos. No entanto, os níveis de cortisol cronicamente elevados podem causar rapidamente os níveis de testosterona a despencar.

Obter muita luz do sol (vitamina D)

A vitamina D é conhecida como a vitamina do sol. Além de ter inúmeros benefícios para a saúde, inclusive ajudando na perda de peso, ele também pode funcionar como um impulsionador natural da testosterona, de acordo com um estudo feito por pesquisadores alemães. Idealmente, você vai querer obter pelo menos 20 minutos de exposição ao sol por dia para otimizar os níveis de vitamina D do seu corpo.
Se você mora no extremo norte em um clima sem muito sol direto e recebendo a exposição solar diária não é realista para você, eu recomendo que você complemente com um produto de vitamina D de qualidade.


Suplemento com feno-grego

O feno-grego é uma planta que tem sido usada na medicina alternativa e chinesa para tratar várias condições de saúde. O feno-grego é uma planta que cresce na floresta com vagens que contêm pequenas sementes de feno-grego marrom-dourado. É comumente usado como tempero e às vezes encontrado em produtos de higiene pessoal, como xampu e sabonete.

O feno-grego é uma boa fonte de vários nutrientes importantes, mas seus efeitos benéficos são usados ​​principalmente para propósitos de aumento de testosterona e libido. Em um estudo, pesquisadores forneceram 500 mg de feno-grego por dia a 30 homens universitários. Os homens combinaram feno-grego com um programa de levantamento de peso de 8 semanas e realizaram quatro sessões de treinamento por semana, com metade deles recebendo o suplemento.

Quando os pesquisadores compararam o grupo de suplemento de feno-grego ao grupo de não-suplemento, eles notaram um leve declínio na testosterona no grupo de não-suplemento e um aumento na testosterona no grupo de feno-grego. O grupo de suplementos de feno-grego também sofreu uma redução de 2% na gordura corporal.

Não evite carne, ovos e manteiga

A carne, especialmente a carne vermelha, se for uma das variedades mais magras, como o lombo de vaca, o topo redondo ou a broa de Londres, é um excelente impulsionador de testosterona. Isso ocorre porque a carne vermelha é rica em colesterol, e o colesterol é um precursor direto da testosterona em seu corpo. Tal como acontece com qualquer outro alimento, é importante escolher apenas a carne da mais alta qualidade que você pode encontrar na mercearia, isso significa que a alimentação de grama é uma obrigação e orgânico, se possível.

A carne bovina regular ou convencional não tem os mesmos benefícios de saúde que a carne de animais criados a pasto devido à diferença na alimentação entre vacas de forragem e pastagem ou vacas alimentadas com pasto. Assim como carne vermelha magra, os ovos são uma excelente fonte de gordura saturada e colesterol, que ajudam a impulsionar seus níveis naturais de testosterona.