É fundamental no ambiente de trabalho ter atitudes positivas, uma vez que ter uma boa disposição para trabalhar é uma vantagem profissional em relação a outros candidatos.

Atualmente, as empresas não apenas buscam recrutar pessoal com uma ampla gama de conhecimentos e experiências, mas também possuem uma atitude inovadora, positiva e motivadora , qualidades que as organizações valorizam muito bem. Atitudes positivas, paixão profissional e assertividade são indicadores que ajudam a direcionar as habilidades de uma maneira melhor para guiar continuamente as habilidades, de modo a orientar as pessoas para um crescimento profissional bem-sucedido.

A atitude é a predisposição dos seres humanos para terem certos comportamentos ou comportamentos em várias situações. E é fundamental no ambiente de trabalho ter atitudes positivas , pois ter uma boa disposição para trabalhar é uma vantagem profissional sobre os demais candidatos, pois garante a aquisição de habilidades e conhecimentos que de outra forma passariam despercebidos

“Começando com uma atitude positiva, em que as motivações e objetivos esperados refletir, orientar as pessoas em direção a um melhor layout e trabalho eficiente, que se torna uma maneira de alcançar o sucesso pessoal e profissional”, disse Jose Javier Ochoa , professor do UNITEC Campus Cuitláhuac, durante o webinar “Atitude, chave para o sucesso no trabalho”.

Por isso, é importante que, a partir da universidade, os jovens compreendam a importância de ter uma atitude positiva para o seu crescimento , tanto nos aspectos pessoal e emocional, quanto no campo profissional. Atuar com atitudes negativas tem um impacto negativo, pois gera estresse e um déficit de atenção nas atividades, afetando a formação dos indivíduos e sua satisfação no trabalho.

O professor da UNITEC compartilhou 8 qualidades que permitem melhorar algumas atitudes, o que leva a um comportamento positivo das pessoas e permite alcançar o sucesso profissional:

1. Ter um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal: Ter consciência de que a atividade que ocorre em uma organização também deve ser combinada com objetivos pessoais é essencial, uma vez que a paixão que temos em nossa vida deve ser semelhante em nossa profissão. ter a melhor atitude no local de trabalho. Encontrar o equilíbrio exato entre desenvolvimento pessoal e profissional é um ponto chave para alcançar o sucesso.

2. Seja assertivo: Pensar e agir com empatia diante de outras pessoas nos permite entender os outros de tal maneira que, quando há um conflito, resolvemos isso de uma maneira melhor. Lembre-se de que todo desenvolvimento profissional envolve trabalho em equipe, portanto, este ponto é essencial se quisermos aprender e crescer.

3. Ter uma comunicação efetiva com a equipe de trabalho . Ter uma estratégia de comunicação clara e precisa para expressar corretamente nossas idéias, conhecimentos e sentimentos pode representar uma vantagem no aspecto profissional, pois nos garantirá melhores resultados em nosso trabalho.

4. Peça objetivos de vida: estabelecer com precisão os objetivos pessoais e profissionais é um ponto fundamental, e para determinar onde estou indo e o que os caminhos a seguir para alcançar, ajuda-nos definir ações para alcançar, sempre à procura de desenvolvimento profissional contínuo.

5. Enfrente positivamente as desvantagens: uma pessoa de sucesso sempre procura enfrentar os conflitos da melhor maneira. Evitá-los ou fugir deles só nos limitará quando crescermos. Nem deve ser dada a situações em que o desconforto é gerado para evitar mais conflitos, porque o crescimento implica uma mediação entre o problema e as melhores soluções para resolvê-lo.

6. Ter a capacidade de auto-criticar: Uma pessoa bem sucedida é sempre capaz de ver seus próprios erros e não apenas os dos outros. Isso permite que ele esteja em um processo de constante aprimoramento e converta suas “fraquezas” em pontos fortes, de tal forma que, com o crescimento permanente, um sentimento de auto-realização seja alcançado.

7. Ser aberto com os outros: Ter uma atitude amigável diante dos outros, além de não se fechar diante das opiniões dos colegas, permite sempre uma maior abertura à aprendizagem em qualquer campo, gerando uma convivência ainda melhor no dia-a-dia. e tornar o trabalho em equipe sempre melhor.

8. Seja pessoa pró-ativa: Tome iniciativa, realizar atividades sem receber um pedido e solicitar informações sobre suas falhas e deficiências, a fim de melhorar constantemente, é um dos pilares para alcançar o sucesso profissional, eles indicam um caráter positivo e proativo, características de um líder.

Cada um desses aspectos é fundamental na busca pelo sucesso profissional, pois representam o interesse em fazer algo, crescendo e melhorando dia a dia. Hoje em dia, as organizações procuram pessoas com esse tipo de qualidades e atitudes positivas, porque isso significa um melhor desenvolvimento de suas obrigações, maior abertura para o crescimento e um trabalho em equipe mais capaz.

“A atitude positiva, assertividade e direcionar os interesses da organização irá abrir as portas para nós em muitas empresas, porque eles são a chave para a nossa realização pessoal e, acima de tudo, pedaços profissionais”, concluiu Professor Ochoa.