Você já entrou em uma loja e sentiu um desejo incontrolável de comprar? Por que você pintou seu quarto de branco? O que é que leva você a escolher esse vestido em um tom azul? Você se recusou a experimentar uma refeição só porque a cor não era do seu agrado? Todas essas respostas estão relacionadas ao que é chamado de ” psicologia das cores “.

Qual é a psicologia da cor?

É a parte da psicologia que é responsável por estudar os diferentes significados que cada cor contém. Analise como percebemos as cores e emoções e os comportamentos que nos geram . Esta ciência da cor é aplicada em várias disciplinas, tais como: arte, publicidade, moda, o campo da sinalização, marketing, arquitetura … e, sem perceber, influencia nossa tomada de decisão diária.

Suas origens remontam à antiga China, onde os pontos cardeais eram representados com azul, vermelho, branco e preto. No centro desses pontos cardeais estava a cor amarela que designava o Império Chinês.

O primeiro estudo sobre a psicologia da cor como a conhecemos agora foi o trabalho de Goethe, que escreveu um tratado chamado “Teoria da Cor”. Nele, o conceito de harmonia e a percepção subjetiva de cor aparecem pela primeira vez. Com base neste estudo, a psicóloga Eva Geller escreveu o livro Psicologia da cor em 2008 , ampliando as conclusões de Goethe e aprofundando o estudo da relação entre a cor e a mente humana.

O que causa cor nas nossas emoções?

1. branco

É a cor da pureza, inocência, limpeza, simplicidade, paz e frio.
O branco nos ajuda a encontrar paz e calma . Isso nos acalma e ajuda a relaxar nossa mente.

2. preto

Essa cor está relacionada ao luto, mistério, elegância, sofisticação, morte, ocultismo e noite.

O preto nos deixa tristes e suga nossa energia . Pode criar um estado melancólico e deprimente, por isso a superexposição a essa cor não é recomendada.

3. Vermelho

É a cor do proibido, da paixão, do perigo, do sangue, do amor, do desejo e do valor.

Vermelho aumenta a frequência cardíaca e a frequência respiratória . Também pode causar raiva e agressão no seu humor. Pelo contrário, pode dar-lhe a força necessária para enfrentar algo.

4. azul

A cor azul está relacionada ao progresso, fidelidade, lealdade, tranquilidade, harmonia, calma e inteligência.

Tem um poder relaxante em nossa mente, pois está associado ao céu e à água. Além disso, nos faz acalmar e alcançar um estado de calma e serenidade.

5. Verde

É a cor da natureza, a saúde, o crescimento, a esperança, o equilíbrio e o ciúme.

Crie um efeito calmante em nós desde que nos relacionamos com a natureza e a paz que ela nos transmite. Além disso, reduz a pressão arterial e reduz a freqüência cardíaca.

6. Laranja

Laranja é vitalidade, energia, juventude, entusiasmo, calor, diversão e criatividade.
É uma cor estimulante que nos dá força e otimismo e gera equilíbrio emocional. O excesso de laranja pode causar ansiedade.

7. amarelo

Esta cor simboliza energia, alegria, felicidade, luz, otimismo e inveja.
O amarelo nos faz sentir felizes e positivos. A exposição excessiva a essa cor não é recomendada porque pode causar estresse e nervosismo.

8. Rosa

A cor rosa sugere romantismo, doçura, feminilidade, delicadeza, inocência e ternura.
Esse tom gera pensamentos positivos e nos traz de volta à infância.

9. Cinza

Cinza é a cor da neutralidade, respeito e velhice.
É uma cor que não nos dá muito, e é por isso que muitas vezes nos causa irrelevância. Em seu aspecto positivo, nos ajuda a encontrar o equilíbrio.

10. roxo

Essa cor está relacionada ao mistério, intuição, fantasia, magia e fé.
O roxo traz um estado de espiritualidade em nós e nos ajuda a concentrar e purificar a mente.
Como você pode ver, existem várias emoções e sensações que podem causar uma cor. Isso também dependerá de nossos gostos e do estado de espírito em que nos encontramos.
E para você, que emoção cada cor provoca? Qual é a sua cor favorita?